Como conservar nossas peças

Estas dicas são para o enxoval de bebê e também podem serem aplicadas para lavar peças artesanais delicadas e pequenas.

O aconselhável e de praxe é lavar as roupas pessoais do bebê e seu enxoval por volta do mês de gestação, afinal tem bebês muito apressadinhos e nunca sabemos o quanto eles estão com pressa pra sair da barriguinha da mamãe, melhor se prevenir. Já também por volta do mês deixe a mala maternidade pronta com suas roupas e a do bebê.

Escolha um dia de sol e vento e não chuvoso e nublado para lavar as peças, assim evita de ficarem com cheiro de mofado. Recomendamos não usarem máquina de lavar roupas para lavar as peças do enxoval do bebê, e nem as roupinhas deles, por serem muito pequenas e de tecidos delicados, estas podem se enrolar e se esgarçarem na máquina de lavar roupas. É aconselhável ter uma ou duas bacias somente para lavar as peças do bebê separadamente das roupas de adultos e do enxoval da casa. Mas se por algum motivo você preferir lavar na máquina de lavar, coloque a roupinha do bebê em saquinhos próprios para máquina, para o tecido não entrar em contato com a parte interna da máquina e resíduos de sabão em pó, fiapos de tecido e alvejantes, use o ciclo suave se tua máquina tiver e sabão líquido neutro próprio para roupas delicadas.

Coloque as roupas de molho numa bacia com água e pouco sabão de coco, deixe de molho, uma hora é suficiente, e após esfregue com as mãos, enxague muito bem para retirar qualquer resquício do sabão, se quiser deixe de molho em agua limpa com um tiquinho de amaciante próprio para roupas de bebê, enxague, aperte para tirar o excesso de água e leve para secar a sombra em local bem ventilado. Mesmo o amaciante é sempre bom ficar atenta para perceber se o bebê não tem alergias a ele, se tiver, pare de usar.

Não use sabão em pó, ou em barra comum, tira manchas, e nunca, jamais use alvejantes a base de cloro tipo Q’Boa, Brilhante ou similares, a pele do bebê é bem frágil, sensível e delicada e estes produtos abrasivos podem causar reações alérgicas, vermelhidões, brotoejas, coceiras e alergias sérias na criança.

Para passar as roupinhas e o enxoval, forre o local com um lençol ou tecido limpo, somente para este fim e use ferro morno, não passe diretamente sobre bordados e fitas de cetim, passe do avesso ou use um pano fino por cima dos detalhes para não danificar a peça, evite passar sobre botões de pressão de plástico, isso pode danificar o fechamento.

O enxoval maior como colchas de berço, cobertores, lençol e toalha de capuz com tecido atoalhado, se quiser você poderá lavar na máquina de lavar roupas, levando em consideração que o tempo de vida útil será menor. As peças menores como roupinhas e enxoval ou feitas de tecido de fralda ou que contenham, bordados à mão, bordados à máquina, rendas de algodão, fitas e bordado inglês, recomendamos lavar à mão.

Enviamos suas compras

Entrega em todo o país

Pague como quiser

Cartões de crédito ou à vista

Compre com segurança

Seus dados sempre protegidos